× Home Baby Kids Blog Seja um Representante Contato

5 brincadeiras antigas para resgatar com as crianças.

5 brincadeiras antigas para resgatar com as crianças.

junho 6, 2012 | Diversão, Todos Posts

Se você tem mais de 20 anos – ou até menos –, provavelmente na infância brincou de queimada, esconde-esconde, pega-pega, amarelinha, mímica, pular corda, cabra-cega, entre outras brincadeiras mais populares em cidades do interior, onde se tem mais espaço livre e sem grandes perigos com trânsito.
Essas brincadeiras entraram, de certa forma, em desuso, com o avanço das tecnologias e dos games e até por conta das mudanças que aconteceram na sociedade. Algumas escolas ainda as utilizam nas aulas de educação física.
Nos dias de hoje, as crianças estão mais suscetíveis a pegar um videogame e ficar por horas hipnotizadas. Mas é preciso que os papais e as mamães proponham outras atividades esportivas, educativas e recreativas, para que os filhos estejam mais ativos e saudáveis, física e mentalmente. Por isso, a Neokids apresenta cinco brincadeiras antigas para vocês fazerem juntos. Vamos a elas:

1. Amarelinha – Com uma pedrinha, cada jogador a joga em um número, começando pelo 1 e vai pulando do 2 até o céu. Só pode pôr um pé em cada casa. Chegando no céu, tem que voltar pulando da mesma maneira, sem esquecer de apanhar a pedrinha. Se não errar, a pessoa pode ir de novo, jogando nas demais casas. Perde a vez quem: pisar nas linhas; pisar na casa onde está a pedrinha; não acertar a pedrinha na casa que deve cair; esquecer ou não conseguir pegar a pedrinha na volta. Ganha quem terminar de pular todas as casas primeiro. A brincadeira ensina a ter respeito a regras e a esperar pela vez.
2. Pular corda – Esta é uma brincadeira que mexe com todo o corpo, é um verdadeiro exercício físico. Sozinho ou com uma turma, o brincante pega uma corda e pula até cansar ou errar.
3. Dança das cadeiras – Separe uma cadeira a menos que a quantidade de participantes. Encoste-as de maneira que os assentos fiquem pra fora. Ponha uma música e peça para as crianças dançarem ao redor delas. Quando a música parar, elas devem se sentar. Quem não conseguir, sai do jogo e retira uma cadeira. Ganha o último participante a sobrar.
4. Bambolê – Esta, normalmente, é feita pelas meninas. Algumas lojas de artigos infantis ainda vendem o círculo para brincar, mas você também pode improvisá-lo, mesmo com um pedaço de mangueira de água. Esta brincadeira do tempo da vovó ajuda a desenvolver o equilíbrio e a coordenação motora.
5. Cabo de guerra – Uma corda e algumas crianças; e que comece a brincadeira! Com um limite demarcado no chão, um lado puxa pra lá, o outro puxa pra cá.  O lado que passar o limite é o mais forte e, portanto, o vencedor.
Brinque com os pequenos. Estimule-os a brincar e socializar com os amiguinhos, em casa, na escolinha, num parque, no quintal ou numa festinha de aniversário. Afinal, brincar é tudo de bom!

Copyright © Neokids | Desenvolvido com por Defoco