× Home Baby Kids Blog Seja um Representante Contato

7 maneiras para ensinar o seu filho a se alimentar bem.

7 maneiras para ensinar o seu filho a se alimentar bem.

maio 26, 2015 | Saúde, Todos Posts

Não é novidade que bons hábitos alimentares começam na infância. É nesse período, quando as crianças começam a ter contato com os alimentos, que devem ser apresentadas a alimentos saudáveis, para que assimilem esses hábitos ao longo do tempo.
A família tem papel fundamental nesse processo, é ela quem vai instruir e oferecer os alimentos nutritivos que a criança precisa, além, é claro, de dar o exemplo de como se alimentar adequadamente.
Abaixo, listamos algumas dicas que podem lhe ajudar a ensinar seu filho a se alimentar bem:

Conhecendo os sabores
Ao conhecer visualmente cada alimento, sabendo o nome de cada um, assim como suas vitaminas e nutrientes, fica mais fácil e simples de criar identificação e desejo. Faça esse exercício com as crianças, apresente-os.
Alimentar-se bem não pode ser encarado como uma obrigação, elas precisam descobrir os sabores e sentir prazer em cada alimento. Para isso, evite misturá-los, pois, assim, elas podem sentir e apreciar o sabor diferenciado de cada um.
Não force
Se você já ofereceu duas vezes e seu filho não quer mais comer, não insista. Se ele precisar de mais calorias, irá compensar na próxima refeição, que deve ser mais nutritiva. Dessa forma, ele vai criando uma boa relação com as refeições.
Respeite os horários das refeições
As crianças normalmente precisam se alimentar seis vezes por dia (café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e lanche/ceia). É importante ter uma rotina e respeitar os horários dessas refeições, para que o próprio organismo se adapte. Quanto mais acostumada com essa rotina a criança estiver, melhor comerá.
Escolhas controladas
Crianças muito pequenas devem ter as escolhas alimentares controladas. Elas ainda não possuem discernimento para escolher e, por isso, alimentos inadequados não devem ser oferecidos no dia a dia. Após seis ou sete anos, já possuem maior maturidade e já podem iniciar algumas escolhas.
Atente-se para as quantidades
É muito importante estar sempre atenta à quantidade de comida que é oferecida para a criança, que deve estar na medida para sua idade. Muito cuidado com os exageros, pois alimentar-se bem não é comer grandes quantidades, e sim com qualidade.
Cuidado com os líquidos
Não devem ser oferecidos água ou suco às crianças durante as refeições, pois pode prejudicar a digestão e a adequada absorção de nutrientes no organismo. É importante que esse hábito comece na infância.
Faça as refeições junto com os filhos
Via de regra, as crianças apreciam o horário das refeições, por ser um momento de reunião, comunhão e interação em família. Por isso, é muito importante fazer pelo menos duas refeições com eles, sempre com bons alimentos à mesa.
Estas dicas, de maneira alguma, substituem a consulta do seu filho a um profissional especializado, como pediatra ou nutricionista.
Cuidar da saúde alimentar do seu filho desde pequenininho é fundamental e algo positivo que ele poderá levar para toda a vida.

Copyright © Neokids | Desenvolvido com por Defoco