× Home Baby Kids Blog Seja um Representante Contato

A fase dos porquês; como lidar?

A fase dos porquês; como lidar?

maio 17, 2013 | Comportamento, Todos Posts

Se tem uma fase que toda criança vai passar é pela fase dos “porquês”. Com algumas acontece mais cedo, com outras um pouquinho mais tarde, mas é certo de que vai chegar o momento em que elas vão querer entender como as coisas acontecem no mundo.
É uma fase natural na construção da identidade da criança. É quando ela se reconhece como um indivíduo, sua importância, os fatos ao seu redor, as coisas que consegue fazer, os fenômenos naturais, e começa a se questionar sobre tudo isso, acontecendo, muitas vezes, de questionar repetidamente, emendando um “porquê” a outros.

Muitos pais se perguntam como saciar tanta curiosidade de uma só vez, como se comportar nessas situações. O adulto precisa entender, respeitar e tratar a fase com muita paciência.
A cada questionamento, é importante não dar respostas genéricas como os famosos “porque sim” ou “porque não” (não é resposta, lembra?), muito menos repreender a criança por sua curiosidade. Atitudes como essas inibem a criança e fazem com que ela perca o interesse pela descoberta do novo, pelo aprendizado.
O ideal é responder aos questionamentos com bastante tranquilidade; se possível, abaixando para ficar no mesmo nível de visão da criança. Caso a mesma pergunta se repita, evite dar respostas diferentes para não confundir a cabeça dela.
E se eu não souber a resposta? Não invente uma, diga claramente à criança que também não sabe e a convide para, juntos, buscarem a resposta. Com isso, além de se aproximar ainda mais do seu filho, vai despertar nele o gosto pela pesquisa.
Outra forma bastante eficaz de responder a tais questionamentos é utilizando imagens, livros, jogos ou a própria internet. Para os jogos e atividades feitos em casa, você pode utilizar as embalagens dos produtos Neokids, alinhando criatividade e sustentabilidade em um único momento de aprendizado.

Copyright © Neokids | Desenvolvido com por Defoco