× Home Baby Kids Blog Seja um Representante Contato

A febre dos livros de colorir e a importância deles para as crianças.

A febre dos livros de colorir e a importância deles para as crianças.

agosto 19, 2015 | Desenvolvimento, Educação, Todos Posts

Nas bancas, livrarias e shoppings, os livros de colorir estão por toda parte e se tornaram febre entre crianças e adultos.
O ato de colorir é muito natural e faz parte da infância, mas não se trata somente de uma brincadeira, é uma atividade muito importante para o desenvolvimento de várias e essenciais capacidades que vão se refletir por toda a vida.
É por meio das atividades de pintura que a criança tem seu primeiro contato com o conceito de arte e aprende a distinguir as cores. Mais tarde, ela começa a misturar as cores e diferencia as primárias das secundárias. Seu desenho e pintura vão se tornando mais bonitos e complexos, não só pela capacidade cognitiva, mas também pelas novas percepções de combinação de cores.

Desenvolvimento das capacidades motoras e emocionais
É na pintura que a criança pequena também tem suas primeiras experiências no ato de segurar e controlar. Quando ela está pintando, também está se capacitando para dominar outras ferramentas de colorir, facilitando, assim, o aprendizado da escrita.
Tudo isso resulta em uma expressão pessoal. Por meio do desenho e da pintura, as crianças podem expressar emoções e sentimentos que muitas vezes não conseguem externar adequadamente com palavras. É também um excelente exercício para desenvolver a personalidade e exercitar a criatividade.
Outra grande lição aprendida pelas crianças com os livros de colorir é a coordenação entre olhos e mãos, aptidão muito importante na vida. Desde o ato de segurar um giz, a reconhecer as cores, passando pelo momento de escolha das combinações, até o ato de apontar um lápis.
Com a pintura, as crianças também aperfeiçoam suas capacidades motoras. Enquanto estão pintando e se divertindo, elas estão trabalhando e fortalecendo os músculos das mãos e exercitando a coordenação básica, que ajudará a criança a desenvolver e executar atividades mais exigentes com facilidade no futuro.
Estímulo à concentração e à persistência
O simples ato de colorir tem a capacidade de prender a atenção de uma criança, estimulando ao máximo sua concentração. Esses níveis de concentração aumentam de acordo com o aumento da idade da criança.
Sem falar da satisfação e sentimento de vitória que os pequenos sentem ao concluir um desenho. Esse sentimento vai motivá-los a buscar novos desenhos e serem persistentes com os novos desafios.
Crie o hábito de pintar junto com seus filhos; eles certamente se espelharão em você, além de propiciar momentos de lazer em família.
Pensando em tudo isso, a Neokids possui um espaço aqui no site onde disponibiliza desenhos de colorir gratuitamente. Acesse e baixe o seu! Será um bom começo!

Copyright © Neokids | Desenvolvido com por Defoco