× Home Baby Kids Blog Seja um Representante Contato

Como lidar com a vaidade infantil

Como lidar com a vaidade infantil

setembro 19, 2016 | Comportamento, Cuidados, Desenvolvimento, Educação, Higiene, Produtos, Todos Posts

neokids-blog-post-165
Não temos como negar. Adoramos ver nossos pequenos lindos, maravilhosos, desfilando beleza por aí. E também queremos que tenham uma autoestima forte, aceitando a si mesmos como realmente são. Mas será que não podemos correr o risco de estar deixando nossas crianças vaidosas demais?

Os psicólogos dizem que sim. E que, infelizmente, muitas crianças têm se tornado “adultas” muito cedo para poder ter acesso a produtos de beleza, como esmaltes, chapinhas, gel para cabelo e por aí vai. É claro que é normal que se sintam interessadas por este tipo de produto em situações especiais, como por exemplo, em uma festa de aniversário, viagem ou um passeio da escola com os amigos. Mas quando a preocupação com o visual passa além do normal em crianças tão pequenas e se torna uma rotina em suas vidas, é hora de ligar o alerta.

Esta preocupação excessiva com a própria imagem pode até parecer saudável, mas na verdade pode acarretar em danos profundos na criação da personalidade e até na formação emocional de meninos e meninas. Isso acontece porque este estresse contínuo em permanecer bonito ou bonita para os outros pode causar depressão e trazer transtornos, como anorexia, abusos de tratamentos estéticos, plásticas e até o uso de substâncias químicas.

Além disso, a preocupação constante com a própria aparência pode diminuir o aprendizado na escola e a criatividade, já que toda a atenção da criança passa a ser voltada para sua aparência física. Por isso, o ideal é que os pais estejam sempre com o alerta ligado aos sinais que indicam que a vaidade infantil está passando dos limites. Veja quais são eles:

* Se a criança passa tempo demais em frente ao espelho do que brincando
* Quando valoriza mais a aparência das pessoas do que a personalidade e a inteligência
* Quando deixa de ir para a escola ou outro evento porque não se sente bonito o suficiente
* Quando a marca das roupas e dos acessórios começam a importar mais do que o próprio item
* Quando a criança deseja iniciar dietas para mudar o peso sem necessidade
* Quando investe toda a mesada em itens de beleza

Quando a vaidade não é um problema

Estar bem com sua própria imagem e cuidar de si mesmo são características importantes para a construção de uma boa autoestima nas crianças e devem ser estimuladas. Portanto, é importante estar atento e incentivar uma atenção saudável com o próprio corpo, ensinando a partir do exemplo que aceitar-se como realmente é, é a melhor forma de ser feliz consigo mesmo e ter segurança para enfrentar todos os desafios do nosso cotidiano.

A vaidade pode ir além da questão psicológica

Além das questões psicológicas que poderão acarretar danos profundos na personalidade da criança por toda a vida, o excesso de vaidade infantil pode trazer problemas mais leves, como por exemplo, alergias desencadeadas pela exposição tão cedo a substâncias que foram testadas para serem utilizadas em adultos.

Para evitar ou diminuir estes problemas, invista somente em produtos desenvolvidos exclusivamente para as crianças. Como a linha de Gel Neokids, pensada para deixar os meninos ainda mais cheios de estilo. Para saber mais, acesse nossa loja.

Copyright © Neokids | Desenvolvido com por Defoco