× Home Baby Kids Blog Seja um Representante Contato

Como orientar seu filho para iniciar bem o ano letivo.

Como orientar seu filho para iniciar bem o ano letivo.

janeiro 26, 2015 | Educação, Todos Posts

Estamos perto do início de mais um ano letivo, momento em que é comum pais e filhos ficarem entusiasmados com a nova rotina e todas as descobertas que virão.
A presença dos pais é fundamental também nessa hora. Veja algumas dicas para que se estabeleça uma rotina adequada, assim como uma motivação maior pelos estudos no ano letivo que se inicia:


– Antes do início das aulas, é importante adequar o sono na nova rotina de aulas. É normal nas férias as crianças criarem novos hábitos, mas devem passar a acordar e dormir no mesmo horário de quando as aulas começarem algumas semanas antes, para que o corpo se adeque.

– Façam uma prévia organização e identificação do material escolar juntos. É o momento ideal para conversarem sobre as expectativas para o próximo ano, assim como identificar algum problema que precise ser solucionado.

– Assim como o material, é interessante definir e organizar previamente o local de estudos e como será a rotina de tarefas escolares, produção de trabalhos e estudos para provas.
– Para as crianças pequenas que estão indo pela primeira vez à escola, é necessário demonstrar calma e segurança para que a adaptação seja a mais tranquila possível.
– O mesmo acontece com as crianças que irão para uma nova escola independentemente da idade. É tudo novo e é normal ficarem receosas e inseguras. Os pais podem e devem ajudar a criança nessa adaptação, conversando e questionando os filhos para se certificar que tudo esteja ocorrendo bem e ajudar na solução de possíveis conflitos.
– Lembre-se de incluir na sua rotina o tempo destinado a orientar os filhos na execução de tarefas e trabalho. Ao perceber que os pais mostram interesse nas atividades escolares, os alunos se sentem mais confiantes e motivados a executá-las.
– Auxilie e oriente sempre seus filhos a arrumarem todo o material escolar que será necessário na aula, um dia antes. Assim é mais fácil evitar esquecimentos, contratempos e atrasos. O mesmo deve acontecer com todas as peças do uniforme escolar, assim como o lanche ou trabalhos (maquetes, pastas, se for necessário).

Copyright © Neokids | Desenvolvido com por Defoco