× Home Baby Kids Blog Seja um Representante Contato

Estímulos importantes para o desenvolvimento do bebê

Estímulos importantes para o desenvolvimento do bebê

julho 26, 2016 | Cuidados, Higiene, Produtos, Saúde, Todos Posts

Neokids-blog-post-161
Ter um bebê muda tudo na vida dos pais. São inúmeros aqueles que buscam em livrarias orientações e manuais que deem dicas e suporte nos cuidados com os pequenos, para que sejam espertos e saudáveis. Assim aprendem sobre alimentação, cuidados na casa, mas ainda tem aquele vazio. Mesmo oferecendo amor e carinho, como estimular um recém-nascido que dorme a maior parte do tempo e ainda não mostra interesse por brinquedos?

É claro que os pais precisam respeitar e entender a pouca interação do RN – baseada em choro -, mas brincar com eles é muito importante. Ainda nesta fase, o pequeno cérebro já está fazendo conexões, guardando sensações, cheiros, tons de voz e rostos. Assim, as brincadeiras são fundamentais para desenvolver o lado social, emocional, físico e cognitivo do pequeno. Além disso, transforma e reforça ainda mais o laço com os pais, o que vai influenciar na relação futuramente, tornando-os mais amigáveis, instigando o amor e a confiança.

Assim, saiba quais brincadeiras podem ser feitas em cada fase do bebê, a fim de que ele possa ter um desenvolvimento maior. Lembre-se de que cada criança tem seu tempo, logo, evite ansiedade pela resposta ao estímulo. Cada um desenvolverá sua personalidade e não tem nada de errado nisso. Vamos às dicas:

0 a 3 meses
Apesar de o recém-nascido chorar a maior parte do tempo e gastar muitas fraldas, ele precisa de estímulo já nesta fase. E o melhor nesta fase é aguçar os cinco sentidos do pequenino. Conversar, ler uma história, ouvir música, o toque; somente o paladar ficará para depois, porque ele precisa somente do leite materno. Os pais devem ser pacientes, mas, ao colocar uma música que acalme o bebê, com o tempo ajudará na hora de dormir, relaxar no caso de choro.
Dançar uma música calma com o recém-nascido também é uma ótima forma de acalmá-lo, além de unir ainda mais o laço existente dos pais com ele. Mostrar objetos coloridos e dançar na frente do bebê estimula a sua visão, mas evite exageros.

4 a 6 meses
Com o passar do tempo, o pediatra vai autorizar que você coloque o bebê de bruços, a fim de que ele comece a firmar o pescoço. Assim, deite-se junto, tendo momentos para brincar com o bebê nesta posição. Olhe nos olhos, role e faça sons engraçados. Mude seu tom de voz, cante com voz grossa, voz fina, mais alta ou mais baixa. Tudo isso tornará o bebê mais perceptivo.
Nesta fase, o bebê já responderá com gritinhos, risadas, olhará nos olhos, começará a se virar e sentar. Assim como a habilidade de segurar objetos para levá-los à boca.
Ofereça chacoalho que pede interação do bebê, brinquedos de borracha que ele possa morder e que façam som. Cuidado com objetos pequenos!

7 a 9 meses
Os bebês começam a sentar e demonstrar outras emoções, como dúvida e interesse. Assim, elogie-o muito, com palmas a cada conquista que ele fizer. Dê brinquedos que tenham luzes, com botões que façam som, que se locomovam. Assim, estimulará o bebê a engatinhar para pegá-lo. Tenha sempre um local seguro para as brincadeiras, longe de móveis pontiagudos.

10 a 12 meses
Use atividades que estimulem seu bebê a ficar em pé e empurrar, por exemplo. Como ele já estará andando ou quase, usará tudo o que estiver ao redor como apoio. Supervisione e deixe-o brincar à vontade, pois na visão do bebê existe um grande mundo ao seu redor. Dê caixas com peças dentro, ensinando-o que pode guardar ou tirar. Brincadeiras na água também são ótimos estimulantes, sempre sob a supervisão de um adulto. Muitos pais matriculam os bebês ainda pequenos em aulas de natação para que eles possam desenvolver habilidades motoras.

Cuidado sempre ao corrigir o bebê, pois ele pode ficar com medo e desmotivado. Evitar gritar, estabelecer conversa e fazer com que ele respeite um simples não é o primeiro passo para que ele aprenda desde cedo. Quando brincar com seu filho, esqueça ao redor. Para ele, os pais são tudo e aquele momento é muito especial. Assim, se entregue ao brincar, dando leveza e não fazendo exigências de que ele aprenda algo. Afinal, as melhores lembranças de infância são de amor e carinho recebidos, e a Neokids acompanhará todas as fases do seu bem mais precioso, oferecendo produtos de primeira qualidade, desenvolvidos com todo carinho e cuidado para o seu bebê, testados e aprovados dermatologicamente.

Copyright © Neokids | Desenvolvido com por Defoco