× Home Baby Kids Blog Seja um Representante Contato

Passatempo e educação: como uni-los durante as férias.

Passatempo e educação: como uni-los durante as férias.

julho 21, 2014 | Diversão, Educação, Todos Posts

Invista em atividades descontraídas com as crianças, mas que proporcionem a elas estímulo intelectual e sensorial.
As férias escolares da criançada podem ser um ótimo momento para fazer atividades lúdicas, mas que também estimulem o intelecto e o sentido delas.
Durante as brincadeiras, as crianças continuam aprendendo e ampliando sua percepção de mundo. É nesse momento que elas conseguem explorar seu maior potencial de aprendizado e ficam suscetíveis a melhores processos de socialização, comunicação, expressão e construção lógica do pensamento.
Para que as atividades sejam agradáveis e estimulantes para as crianças, precisam estar de acordo com a faixa etária delas; caso contrário, elas podem ficar entediadas e perder logo o interesse. Acompanhe alguns exemplos e ideias de atividades que vocês podem fazer em casa.

Crianças de 0 a 1 ano
As crianças nessa faixa etária estão desenvolvendo a coordenação motora fina, o tato, a visão, a audição, noções de tamanho e peso, por exemplo. Por isso, invista em atividades que envolvam vários desses sentidos:
– Preencha garrafas pequenas com diferentes itens; por exemplo: uma com pedrinhas, outra com grãos de feijão ou arroz. Tampe-as bem e passe nelas uma fita para garantir que a criança não vai abri-las. Elas vão adorar pegá-las e explorar o som que os diferentes objetos produzem.
– Pegue espumas de várias cores e recorte-as em formatos diferentes, mostre ao bebê que ele pode pegar, empilhar, sentir e derrubar.
Crianças de 1 a 3 anos
Nessa faixa etária, elas já têm uma maior autonomia e exploram melhor o mundo ao seu redor. Também é uma fase em que é despertado nelas o gosto pela arte e atividades com as mãos. Por isso, você pode:
– Propor atividades com tinta, argila ou massa de modelar. Para os maiores, vale até deixar à disposição pincel e telas.
– Ajudar na confecção de brinquedos de sucata, como carrinhos de garrafa pet, boliche com embalagens de produtos ou até uma pipa.
Crianças de 3 a 5 anos
Nessa idade, as crianças estão explorando todo o seu potencial físico e também passam a gostar mais de jogos e atividades em grupo. Por isso:
– Proponha atividades ao ar livre com os colegas, como pega-pega, caça ao tesouro, ou mesmo colher frutas em árvores.
– Ofereça bicicletas, patinetes, patins e skate, pois são opções que elas gostam muito e também aprendem.
– Sugira atividades em grupo, como pega-bandeirinha; recomendadas porque estimulam valores como cooperação, empatia e compreensão, muito importantes nessa fase.
Para fixar
Não é por estarem de férias que os pequenos não podem ter contato com livros, revistinhas, lápis de cor e outros materiais da escola. Pelo contrário, elas devem ser estimuladas a também continuar o processo de aprendizado e desenvolvimento, ao seu lado, aí mesmo no conforto da sua casa ou com alguém que esteja cuidando delas. Ler uma historinha junto com elas, rabiscar, desenhar, escrever, recortar e atividades afins vão estimular seus sentidos e proporcionar mais gosto pelo conhecimento, hábito saudável que elas podem absorver e levar para toda a vida.

Copyright © Neokids | Desenvolvido com por Defoco