× Home Baby Kids Blog Seja um Representante Contato

Animais de estimação e o desenvolvimento infantil

Animais de estimação e o desenvolvimento infantil

maio 28, 2018 | Cuidados, Educação, Higiene
Hoje em dia, é comum em algumas famílias animais de estimação serem considerados como mais um membro. Já foi comprovado que a convivência com os bichinhos traz inúmeros benefícios, tanto para eles, quanto para os para os donos. Listamos alguns. Confira!

Crianças mais afetivas

O desenvolvimento pessoal da criança é favorecido pela relação de carinho e cuidados que adquire ao ter um animalzinho. Assumir essas pequenas responsabilidades de medicar, passear, brincar e acariciar faz com que o pequeno crie maior sensibilidade afetiva.
A convivência diária com os mascotes ajuda a formar crianças mais calmas e menos tímidas, criando amizades facilmente.

Responsabilidades

A partir dos 5 ou 7 anos já é possível designar algumas tarefas referentes ao pet. Esse é um momento muito importante para que o pequeno comece a ter noção sobre as necessidades básicas de qualquer outro ser vivo e de aprender a seguir regras. Alguns dos cuidados básicos em que seu filho pode ajudar são na hora do banho, passeio, alimentação e escovação dos pelos.

Limites

Crianças menores de 4 anos tendem a acreditar que o animal é um brinquedo e podem machucá-lo, ou serem mordidas e arranhadas, por tratarem, mesmo que involuntariamente, o pet da maneira errada. Para evitar isso, os pais devem estar sempre presentes na hora da brincadeira e conversar com os pequenos sobre os cuidados que se deve ter.
Impor limites na convivência entre os dois vai ajudar a criança a ter entendimento de que os animais têm as mesmas necessidades que nós: hora de comer, brincar e dormir. E que isso deve ser respeitado, gerando um ambiente saudável e benéfico para a saúde de todos.

Imaginação

Provavelmente você verá seu filho usando o animal em uma de suas brincadeiras imaginárias. Isso é muito saudável para o desenvolvimento criativo, além de criar vínculos que o tornará mais sociável com as pessoas ao seu redor.

Pets e bebês

Segundo especialistas, se você já tem um animalzinho e está prestes a ter um bebê, é necessário preparar o pet que vive na casa para a chegada do novo integrante da família. Se você teme que o animal estranhe o neném, você pode colocar sons de choro de recém-nascido pela casa, para acostumar o animal e, deixá-lo cheirar algumas peças de roupas e brinquedos que farão parte do universo do novo membro.
Também é importante que cães acompanhem a volta da maternidade, assim ele verá o bebê como parte da família e não como um intruso se o ver pela primeira vez entrando direto em casa.

Higiene em primeiro lugar

Os animais de estimação viram parte da família e todos passam a amá-los, mas é preciso lembrar que eles são diferentes de nós, se sujam com frequência e, por isso a higiene deve ser constante.
Lembre seus filhos de que após acariciar ou brincar com o pet, é necessário lavar as mãos, principalmente antes das refeições. Alerte também para que o pequeno não beije o animal perto do focinho e se o animal tiver alguma infecção, afaste a criança até o fim do tratamento.

Depois de um dia cheio de diversão com os pets, é fundamental a higiene completa na hora do banho, com a linha Neokids.
Conheça os produtos no site www.neokids.com.br
Copyright © Neokids | Desenvolvido com por Defoco