O leite materno é o alimento mais completo que existe. O ideal é que nos primeiros seis meses de vida, o bebê o tenha como única fonte de alimentação. Após esse período, podem ser incluídos outros alimentos, como papinhas, frutas e água. A Organização Mundial de Saúde recomenda que os bebês continuem sendo amamentados até os dois anos de idade.
Estudos comprovam que quanto mais tempo as crianças são amamentadas, maiores são os níveis de escolaridade e renda quando comparadas àquelas que foram pouco ou nada amamentadas. Conheça mais alguns benefícios que a amamentação pode trazer para a saúde e o desenvolvimento do seu bebê:
Fortalecimento das funções físicas
O leite materno possui todos os nutrientes fundamentais para o desenvolvimento e crescimento do bebê. Além de fortalecer seu sistema imunológico, prevenindo principalmente contra diarreia e doenças respiratórias, reduz o risco de alergias, promove o desenvolvimento e o fortalecimento de ossos e músculos de todo o corpo.
Desenvolvimento da inteligência
A presença de ácidos graxos saturados no leite materno é essencial para o desenvolvimento dos neurônios, o que se reflete na inteligência do ser humano em todas as fases da vida.
Vínculo afetivo
Um ponto fundamental é a ligação entre a mãe e a criança, que é fortalecida durante a amamentação. Isso proporciona para ambos uma forte sensação de conforto e segurança.
Benefícios incontáveis
O aleitamento é muito mais que uma questão emocional; é, sim, uma questão racional — muitas vezes até de sobrevivência.
Os benefícios são sentidos no olhar da criança, em sua pele, vivacidade, alegria, enfim, em seu desenvolvimento como um todo, que se refletirá em toda a sua vida.
A Neokids apoia e incentiva esse grande gesto!