O mês das crianças está no fim e muitos pais desconhecem a importância das brincadeiras para o desenvolvimento dos filhos, achando que brincar é apenas um passatempo. No entanto, estes momentos de descontração e alegria são fontes de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, motor, social e afetivo, e também uma forma de autoexpressão da criança.
A brincadeira deixa a criança mais ativa e estimula a criatividade. Além disso, ao brincar ela aprende a relacionar-se com o próximo e lições fundamentais que irão acompanhá-la por toda a vida, como o respeito, a solidariedade e o amor para com outras pessoas.
Brincar é um momento em que a criança aprende de forma natural a associar, calcular, compor, inventar, compartilhar, experimentar novas possibilidades e descobrir o mundo ao seu redor. Enquanto brinca, ela entende a importância das regras, da socialização e a utilizar sua imaginação para transformar os objetos e as circunstâncias ao seu redor.
Agora que você sabe da importância destes momentos para o bom desenvolvimento do seu filho, incentive-o reservando um período do dia para brincar com ele e torne a infância do seu pequeno uma fase ainda mais feliz. Assim, você contribui para que ele seja um adulto mais seguro, criativo e amável.