Despertar o gosto pela leitura desde cedo é uma tarefa de todos os adultos responsáveis pelos cuidados com a criança, seja em casa, na escola ou em qualquer espaço que a criança frequente.
Os benefícios dessa prática são inúmeros. A literatura infantil ajuda no desenvolvimento intelectual e cultural da criança, além do senso crítico. A criança que tem contato com as histórias desde cedo consegue desenvolver melhor a imaginação, a observação, a lógica dos fatos, o senso de ordem e também estabelecer a ligação entre a fantasia e o real.
Dicas para incentivar a leitura
Incentivar a leitura não é uma tarefa difícil. Para começar, o exemplo é sempre o melhor caminho. Mostre, desde cedo, seu gosto pela leitura, sempre salientando os benefícios. As crianças são muito observadoras e adoram imitar os adultos.
Outra parte importante desse processo é a contação de histórias. Por esse meio, a criança tem contato com a literatura, interpretação e arte. Suas experiências são ampliadas, junto com sua imaginação.
A contação é indicada para crianças alfabetizadas ou não, em todas as faixas etárias. Isso porque é um modo de chamar a atenção e despertar a paixão pela leitura, principalmente para os mais resistentes.
Para a contação, prefira livros com mais ação, pois chama mais a atenção das crianças. Você também pode usar roupas especiais ou fantoches que facilitam a interpretação.
Para crianças de 1 e 2 anos, conte histórias curtas com frases simples e vocabulário fácil. Abuse dos sons, cores e formas para prender a atenção delas. Já as maiores de 2 e 3 anos entendem melhor o enredo e adoram o mundo de fantasias. Nessa fase, as histórias ainda costumam ser curtas. Com as crianças de 3 a 5 anos, comece a aumentar o tempo e a contar histórias mais elaboradas, mas que ainda sejam simples e de fácil compreensão. Nessa fase, você pode chamá-las para dentro da história.
Deixar livros sempre à disposição das crianças é outro ponto que não deve ser deixado de lado. Reserve sempre um lugar da casa com livros à altura delas e um local confortável para que possam pegar e ler sempre que quiserem.
Para as crianças maiores, você pode chamá-las para conversar a respeito de um livro que você leu na infância e que te marcou, por exemplo; elas adoram escutar e, com certeza, vão ficar com a curiosidade aguçada para ler também! Experimente!
Dessa forma, provavelmente o hábito da leitura será levado por toda a vida delas. E todos vocês só têm a ganhar com isso.