Fazer o enxoval do bebê é um dos momentos mais gostosos da gravidez. Cada escolha é feita com carinho, pensando sempre no bem-estar e segurança do bebê que vai chegar. Com a escolha do berço não é diferente. O local onde o recém-nascido passa grande parte do tempo deve ser confortável, mas principalmente seguro e estável.
Confira alguns aspectos que devem ser observados antes de fazer sua escolha, segundo orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria:
• As grades e as traves devem ser arredondadas. Observe a distância, que deve ser pequena, entre as barras verticais, variando entre 4 cm a 6 cm, para evitar que a criança prenda partes do corpo entre elas.
• O estrado deve ser feito de uma placa só de madeira e é importante que tenha a altura regulável. Logo que o bebê possa se sentar sozinho, adote a altura mais baixa.
• Se a lateral deslizar, é necessário haver travas também arredondadas.
• O colchão precisa ser de espuma, e não plastificado. A densidade indicada é a D18 e deve estar acoplado perfeitamente nas laterais do berço.
• Não deixe nenhum objeto dentro do berço, nem mesmo almofadas ou enfeites.
E lembre-se, no Brasil a certificação dos berços deve seguir as normas técnicas da ABNT (NBR15860) e do Inmetro (NBR 15860-1 e 15860-2), observe sempre se o produto que escolheu é certificado por ambos os órgãos.
Cuidado, proteção e segurança deixarão você e o seu bebê mais tranquilos.