“Não saia de casa sem comer” é um sábio conselho de mãe. O café da manhã é a refeição mais importante do dia, pois prepara o organismo de adultos e crianças para um melhor desempenho nas suas atividades.
Tomar um café da manhã completo (café, leite, pães, sucos, frutas etc.) evita que a pessoa tenha muita fome na hora de almoçar e, por isso, coma em exagero, o que pode levar ao acúmulo de gordura e ao sedentarismo.
– O que as pesquisas apontam
Ignorar o desjejum pode trazer malefícios para o sistema cardiovascular. Segundo pesquisa da Universidade Harvard (EUA), homens que pulam essa refeição têm 27% mais riscos de ter infarto ou uma doença coronariana fatal – malefícios que também podem se estender às mulheres.
Comer alimentos saudáveis logo depois de acordar é importante por garantir a quantidade de energia adequada e o equilíbrio de nutrientes saudáveis.
É normalmente nessa refeição que são consumidas boas porções de cálcio (derivados do leite), fibras (frutas e cereais) e vitaminas (pães, óleos e achocolatados). Pesquisa do IBGE de 2011 indica que a alimentação dos brasileiros tem deficiência desses nutrientes. Por isso, pais e responsáveis devem honrar a boa alimentação, com esses ingredientes na dieta das crianças.
Outra pesquisa, da Universidade de Minnesota (EUA), realizada com 2.200 adolescentes em 2008, apontou que aqueles que consumiam café da manhã costumavam manter uma dieta saudável ao longo do dia e eram mais ativos fisicamente do que os que pulavam a refeição. Após cinco anos de estudo, os que tomavam café da manhã diariamente ganharam menos peso e tinham IMC (índice de massa corpórea) menor do que os que não tomavam.
– A importância dos cereais
Além do café da manhã tradicional, uma tigela de cereal integral, com nozes e frutas picadas, também é uma ótima forma de começar bem o dia. Cereais integrais normalmente não estão presentes em outras refeições, por isso a importância da adoção do desjejum com esses nutrientes.
As crianças, que em sua maioria estudam pela manhã, devem ser beneficiadas sempre por essa refeição, pois, como apontam as pesquisas, elas precisam de energia extra para o bom desempenho físico e intelectual.
– Itens que não podem faltar no café da manhã das crianças: cereais, pães, leite, frutas (principalmente banana), ovo e iogurte.
Lembre-se que refeições são hábitos adquiridos, por isso, por mais que haja resistência no início, uma hora as crianças se acostumarão e entenderão seus benefícios. Incentive o hábito do café da manhã, começando aos poucos e variando sempre o cardápio.