O desfralde é uma etapa marcante para o crescimento infantil, pois representa um desafio tanto para os pais quanto para os pequenos. Isso porque a fase também define uma autonomia inicial que pode deixar os adultos angustiados. No entanto, existem algumas dicas que tornam esse processo mais fácil, contribuindo para a independência e desenvolvimento da criança. Ademais, o seu filho terá de se adaptar a um novo estágio que inclui deixar de lado as brincadeiras e distrações para ir ao banheiro. Para uma criança, essa necessidade é considerada às vezes uma grande abdicação. É importante então prepará-la desde cedo para as muitas renúncias que terão de ser feitas ao longo da vida e o desfralde será um bom momento para isso. Afinal, é somente a própria pessoa que decide quando liberar os excrementos e é capaz de reconhecer os sinais do corpo.
Aprender a controlar o esfíncter envolve aspectos não só de fisiologia, mas também psicológicos e sociais. Como consequência, é imprescindível que o ambiente familiar e da creche, caso a criança frequente, estejam em sintonia. Por isso, recomenda-se uma conversa clara com todos que cuidam do seu menino ou menina em algum período do dia. Determine então algumas regras que devem ser seguidas para que o pequeno não fique confuso com cobranças muito distintas.
A partir dos 18 meses de idade já é possível observar se o seu filho está preparado para o desfralde. No entanto, vale ressaltar que não é preciso apressar esse passo. De modo geral, ainda antes dos três anos a criança estará pronta para tal andamento e, quando isso acontece, não costuma ser tão difícil deixar as fraldas no passado. Há uma série de indícios que mostram que o pequeno pode sim estar apto para essa evolução:
• Seu filho já aprendeu a caminhar;
• Consegue ficar sentado sem demonstrar impaciência;
• Faz uma boa quantidade de xixi quando vai ao banheiro;
• Passa sem se molhar, isto é, sem fazer xixi na fralda, por pelo menos três horas;
• Não gosta de permanecer molhado (com a urina da fralda);
• É atento às conversas dos adultos e tem compreensão do que eles dizem;
• Faz xixi e cocô em horários regulares e está mais consciente sobre o funcionamento do corpo;
• É curioso para ver outros irem ao banheiro;
• Entende que os objetos possuem lugares para serem guardados e o faz corretamente.
Se a maioria dos itens corresponde à realidade da sua criança, prossiga o desfralde com tranquilidade. A primeira coisa a se fazer é dialogar com a criança e apresentar o penico para ela. Incentive a se sentar no vasinho e explique que ele será utilizado para xixi e cocô. Cabe lembrar que o tempo de cada um deve ser respeitado, por isso os pais não podem ficar ansiosos. Após mostrar o penico ou redutor, é hora de encorajar o uso do item. Roupas simples de serem tiradas também facilitam o procedimento, assim como uma rotina consistente. Para tanto, pergunte de 30 em 30 minutos se a criança deseja ir ao banheiro. À noite, é comum que o controle do xixi seja mais complicado. Até os 5 anos de idade, é normal que o seu filho ainda urine na cama eventualmente. Para evitar isso, reduza a ingestão de líquidos antes de dormir.
Coloque as recomendações em prática e comemore a nova conquista do seu pequeno sem estresse.
Mas se seu filho ainda não chegou nesta fase, fique atenta para deixa-lo longe das assaduras, não deixe o bebê com a mesma fralda por muito tempo. Nem a fralda mais absorvente de xixi consegue deixar o bebê longe da umidade e consequentemente da assadura, e para reforçar os cuidados, não deixe faltar o creme para prevenção de assaduras Neokids, com sua formulação suave irá proporcionar mais conforto e segurança a cada troca de fralda. Desenvolvido com óleo de amêndoas, vitamina A e óxido de zinco, ele ajuda a manter a hidratação e o cuidado da pele delicada do bebê. Sua textura agradável forma uma barreira protetora que impede a penetração do xixi e previne o aparecimento de irritações cutâneas.