Finanças não são um assunto muito comum nas conversas entre pais e filhos, mas é de extrema importância para a formação das crianças, resultando em adultos mais organizados e já conscientes financeiramente. A idade ideal para começar a introduzir o assunto é quando a criança já compreende que existe uma relação de consumo. Isso pode ser notado quando ela pede para você comprar algo, por exemplo.
Como falar sobre dinheiro com os filhos
Para começar, você pode explicar o assunto quando for ao supermercado, por exemplo. Mostrar que está trocando o dinheiro por produtos e que existem diversos produtos parecidos com valores diferentes.
Nesse momento, ela consegue aprender mais sobre como economizar. Você pode dar uma quantia de dinheiro e ensiná-la a comprar somente o necessário e mesmo assim a pesquisar preços e até a pechinchar.
Outro mecanismo eficiente de introduzir o assunto é por meio de sites como o Turma da Bolsa, livros como “O Menino do Dinheiro” e também jogos conhecidos como Banco Imobiliário ou Jogo da Vida.
Devo dar mesada?
A mesada é um dos mecanismos usados para conscientizar as crianças sobre a importância do dinheiro. Assim, elas aprendem a poupar, a pesquisar e também a consumir conscientemente.
Adapte o valor e o tempo da mesada de acordo com a idade. Os mais novos podem receber semanadas, pois não têm muita noção do tempo, por exemplo.
Seja o exemplo
Assim como em outros aspectos da educação das crianças, a educação financeira também deve ser passada com base em exemplos, já que as crianças tendem a imitar o comportamento dos adultos. Por isso, além de muita conversa, redobre a atenção com a sua vida financeira.