Tema que para muitos educadores é considerado o mais importante do século 21, a sustentabilidade abraça uma gama de ações que, feitas no agora, deixam um legado para o futuro do planeta e da humanidade. Embora esteja cercada de conceitos que à primeira vista parecem complexos até mesmo para os adultos, a ideia de sustentabilidade é bem fácil de ser transmitida às crianças. E neste post vamos mostrar como: recorrendo ao mecanismo positivo da educação pelo exemplo.
Boa parte do que fazemos automaticamente no dia a dia é baseada nos pilares da sustentabilidade que – a propósito – são os de que todas as ações devem ser ecologicamente corretas, socialmente responsáveis e economicamente viáveis. Assim, quanto antes as pequenas e os pequenos forem apresentados a essas ideias, mais natural será a compreensão desses valores.
As ações mais automáticas do cotidiano com as quais mães e pais podem trabalhar o conceito de sustentabilidade são as relacionadas ao consumo de água e energia – além de ensinar sobre o uso responsável dos recursos finitos do planeta, há margem para que também sejam transmitidas importantes lições sobre a utilização consciente do dinheiro e o desenvolvimento de uma relação saudável com ele. E aqui a gente lembra, claro, que tão importante quanto a teoria é a prática: banhos não muito longos, torneiras bem fechadas, luzes apagadas em cômodos vazios e a preferência por lâmpadas que exijam menos da natureza. Pratique essas ações e as estimule em seus baixinhos.
Compras e descartes também são ações do dia a dia propícias à iniciação das crianças na busca por um mundo mais sustentável. E neste ponto as possibilidade são vastas: dá para você abordar desde a importância na preferência por produtos feitos na sua própria região (o que reduz custos ambientais e financeiros) e que optem por embalagens recicláveis, até o meio de deslocamento entre a sua casa e o estabelecimento e se há desperdício de recursos naturais nas instalações dele. O uso constante de sacolas reutilizáveis nas compras é outro exemplo fácil e importante de ser assimilado.
Quanto aos descartes, é fundamental ensinar sobre as lixeiras de coleta seletiva e as formas de reduzir o uso e o tamanho de embalagens, afinal a ocupação racional de espaço é outra questão importante do século 21.
Alimentação saudável também é pauta. Havendo possibilidade, cultive uma hortinha em casa – e sempre incentive o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados. Ter saúde, controle sobre o que é ingerido e não necessitar fazer uso recorrente de medicamentos também são atitudes sustentáveis.
Como vimos, as possibilidades de introdução dos pequenos às questões que serão essenciais na fase adulta de suas vidas são várias. Entre elas está o uso de produtos Neokids, que são dermatologicamente testados, não têm corantes em suas composições e não são testados em animais. Outros exemplos de introdução a essas questões são a redução no uso de papel e a criação de uma rede de carona para levar as crianças à escola.
Esperamos que este post tenha sido inspirador. Adote as medidas que são possíveis no seu cotidiano, divulgue este material e ajude as crianças de hoje a serem cidadãos conectados com a agenda do seu tempo.