Pode ser difícil para muitos pais descobrirem se o bebê está com calor ou frio, principalmente os de “primeira viagem”, pois a sensação térmica dos pequenos pode ser um pouco diferente dos adultos. Um exemplo disso é nas extremidades, pés e mãos, que costumam manter-se mais geladinhas que o resto do corpo. Por isso, pegar nessas áreas para saber o que o pequeno está sentido, não adianta.
Para saber avaliar, fique de olho se a cabeça ou o corpo começa a suar ou se o bebê ficar irritado repentinamente, essas são respostas indicando calor. Caso fique estressado, tenha tremores e comece a chorar, claramente estará indicando sinais de frio.
A temperatura ideal é entre 36,5oC e 37,5oC.
Na hora de vestir o bebê, prefira as roupinhas de algodão. Essas são mais confortáveis, permitem a respiração da pele e não causam alergias, como pode acontecer com roupas de lã, por exemplo.
Ao invés de colocar uma ou duas camadas de roupas para aquecê-lo, opte por vestir seu pequeno com várias camadas de roupas leves e confortáveis. Essa dica é para ajudar a controlar a temperatura do corpo e, conforme for necessário, retirar ou acrescentar peças.
Sempre proteja as extremidades do corpo com toucas, luvas e meias. Deixar seu filho aquecido demais também é prejudicial para a saúde, por isso, tenha cuidado e fique atenta aos sinais.
Tomar banho no frio do inverno é algo difícil tanto para adultos, como para bebês e crianças. Para não causar tanto desconforto aos pequenos, prepare todo o ambiente.
Os horários mais indicados para o banho nessa época do ano são no final da manhã e no início da tarde.
Escolha o local da casa que não tenha correntes de ar e aqueça o ambiente. Você pode fazer isso com a ajuda de um aquecedor ou, se o banho for no banheiro, ligando o chuveiro na água quente e deixando o vapor esquentar o local.
A temperatura do banho não pode ser muito quente, mesmo no inverno, pois causa desidratação e ressecamento da pele. Para saber se a água está boa, encoste o dorso da mão dentro da banheira por 10 segundos.
Antes de começar o banho, certifique-se de levar para o local tudo o que você precisa, como roupas, toalha, talco, sabonete, hidratante e fraldas.
Levar brinquedos para o banho distrai a criança, deixando o banho mais demorado e o pequeno mais exposto para pegar uma gripe. Procure dar banhos mais rápidos.
Para proporcionar o melhor banho, use linhas de produtos específicos para bebês, evitando irritação e ressecamento da pele. Os produtos da Neokids são completos e suas fórmulas desenvolvidas especialmente para cuidado da higiene dos pequenos. Deixe seu bebê confortável e cheirosinho o tempo todo!
Depois do banho, o contato da pele direto com o ar mais frio e seco pode causar ressecamento da derme. Por conta disso, usar a loção hidrante da Neokids vai garantir a umidade natural.
Evite sair com a criança após o banho, pode ocorrer choque térmico.
Aquecedores são ótimos para deixar o ambiente bem aconchegante, mas não use o aparelho em excesso. Eles costumam deixar o ar mais seco, ajudando no aumento de vírus e de sujeiras no local. Procure usar o aparelho colocando uma toalha molhada perto dele ou uma bacia com água. Assim, o ar quente vai evaporar a água e devolver a umidade necessária para o ambiente.
Evite deixar quente demais para que não haja diferença contrastante de temperatura entre os cômodos da casa, causando problemas respiratórios.
Caso opte em usar um umidificador, preste atenção para que o local não fique úmido demais, incentivando a proliferação de mofo.
Mesmo no frio é importante arejar o quarto todos os dias. Basta retirar o bebê do local e deixar o ar refrescar. Muitas pelúcias nessa época do ano também não são aconselháveis, pois acumulam mais pó e ácaros.
O clima seco também provoca problemas respiratórios. Para evitar infecções, limpe o nariz do bebê todos os dias, sempre que necessário, com soro fisiológico e, de preferência, antes de amamentar, para que se alimente com facilidade.
Por fim, na hora de dormir, deixe o bebê confortável. Evite roupas apertadas e cobertas pesadas. O pequeno precisa conseguir se movimentar com liberdade.
Pijamas com pezinhos e de flanela são os mais indicados.
Agora você já sabe todos os cuidados que precisa ter com seu filho durante a estação mais fria do ano!