Namorar, casar, ter filhos, constituir uma família… A maioria das pessoas tem esses desejos — para alguns, uma necessidade. Não é possível definir se o desejo de ter filhos é mais orgânico ou cultural. O que temos claro é que, hoje em dia, mais que nunca, é algo que não está necessariamente condicionado a ter um(a) companheiro(a). Independentemente de gênero, estado civil, idade, cor da pele, religião e demais aspectos, as pessoas querem ter filhos, querem ter alguém por quem se sintam responsáveis, pela educação, para repassar princípios e valores, para compartilhar afeto, enfim — e essas pessoas têm buscado, com muita coragem, realizar esse sonho.
Damos cuidado e proteção e recebemos satisfação e realização
Todos viemos ao mundo indefesos e dependentes por excelência. Essa característica pode ser uma das mais importantes e decisivas na hora de ter um filho, seja biológico ou adotado, pois ela implica cuidar, fazer o bem, e à medida que fazemos o bem nos sentimos bem conosco mesmos, nossa alma e nosso espírito se fortalecem.
Um aspecto muito importante nessa questão é como as crianças fazem bem, especialmente aos pais e aos familiares, e as alegrias que elas proporcionam são indescritíveis e de um valor inestimável. Gestacionar, dar luz, banhar, dar colo, alimentar, pôr para dormir, os primeiros passos, as primeiras palavras, o rabiscar e o escrever, a primeira apresentação na escolinha… São sensações que dinheiro nenhum paga. É uma via dupla, na qual geralmente ambos os lados recebem e oferecem recompensas afetivas, sensoriais e emocionais.
Trocas e recompensas
E como agradecer e corresponder a todo esse bem que as crianças nos fazem? O principal caminho para isso é cuidar bem, com muito amor, oferecendo diversão, ensinando, repreendendo quando necessário, educando, sendo realmente responsável pelo crescimento orgânico mas principalmente moral delas. Também buscar aceitar que elas têm individualidade e personalidade, tentar compreender e auxiliar em seus desejos e necessidades, medos, conflitos e desafios. Enfim, oferecer condições, físicas e psicológicas, sociais e econômicas, para que cresçam e se desenvolvam da melhor maneira possível.
Proporcione a elas um grande dia!
Neste 12 de outubro, reforce para suas crianças o quanto elas são queridas e alvo de todo seu amor, carinho, cuidado e proteção, relembre para elas o bem que lhe fazem. Faça com que percebam e sintam que são as crianças mais especiais e amadas do Universo.
A Neokids deseja a vocês um Dia das Crianças incrível!