As dores nas costas são um sintoma conhecido das gestantes e podem ocorrer em diversos momentos da gravidez, mas geralmente são mais intensas a partir do terceiro trimestre, devido ao maior peso extra.
E não é só o peso extra o causador das dores, os hormônios da gravidez deixam as articulações e os ligamentos mais soltos provocando dor e instabilidade em determinados movimentos.
Mas fique tranquila! É possível evitar ou amenizar essas dores. Veja nossas dicas:
Faça exercícios físicos regularmente
A atividade física é o meio mais indicado para prevenir as dores. Converse com o seu médico para saber se está liberada para praticá-la. Lembre-se que são atividades moderadas, mas com frequência.
Mantenha uma boa postura
Manter uma boa postura também é fundamental para evitar que as dores apareçam. Evite também levantar peso. Se for necessário carregar alguma coisa, leve-a sempre perto do seu corpo. Já se for necessário abaixar-se, dobre os joelhos, e não a coluna.
Se trabalha ou fica muito tempo sentada, procure manter a coluna o mais reta possível. Use um apoio para os pés e almofadas na base da coluna. E lembre-se de levantar-se e caminhar de tempos em tempos. Agora, se fica muito tempo em pé, escolha um calçado bem confortável e faça intervalos de descanso.
Evite riscos desnecessários
Evite o uso de salto alto durante toda a gravidez. Além de provocar sérias dores nas costas, ainda aumenta o risco de quedas e torções.
Atenção à hora de dormir
A postura na hora de dormir também deve ser adequada. Faça uso de travesseiros no meio das pernas, e outro embaixo da barriga.
O médico também pode recomendar o uso de cintas de sustentação para aliviar as dores.
Agora, se as dores já estão incomodando, além das dicas que demos acima, uma boa massagem ou uma bolsa de água quente no local, podem amenizá-las.
Consulte sempre seu médico.