Ao contrário do que muita gente pensa, os cabelos das crianças também podem ficar ressecados e desidratados. Mesmo eles não sofrendo com a ação de secadores e químicas, estão expostos à ação do vento, do calor, de uma piscina, sal do mar, poluição, que também contribuem para danificar os fios e o couro cabeludo dos pequenos.
O cabelo das crianças é muito mais fácil de hidratar e manter saudável do que o dos adultos. Mas o cuidado precisa ser diário, com produtos feitos exclusivamente para eles.
Prefira shampoos com extratos naturais que são capazes de higienizar os fios e também mantê-los hidratados, conservando o brilho natural que possuem. Massageie o couro cabeludo e aplique o produto nos fios sempre na mesma direção do nascimento para que não embaracem, pois os cabelos das crianças costumam ser finos e quebram facilmente.
Na hora do condicionador, é importante aplicá-lo também sempre na direção do nascimento dos fios, massageando pequenas mechas. Deixe o produto agir por alguns minutos e enxágue. Pentear os cabelos embaixo da água é uma boa alternativa para evitar que embaracem.
Após secar bem os cabelos, vem a hora do creme para pentear, que é importante não só para facilitar a ação do pente ou escova, mas também para proteger os fios contra esses agentes que comentamos acima. Ele deixa uma camada protetora, evitando o ressecamento e desgaste dos fios.
Outros cuidados são importantes para a hidratação capilar infantil, como não prender o cabelo quando ele ainda estiver molhado, pentear com cuidado para não quebrar os fios, usar toucas na piscina, bonés e chapéus quando forem se expor ao sol, estes cuidados também contribuem para preservar os cabelos dos pequenos.
Pode ser que seja necessário uma hidratação mais profunda, se os fios já estiverem bem danificados; nesses casos, procure um profissional especializado em cabelo infantil, que irá te orientar sobre a melhor forma de recuperá-los.