É normal as crianças adorarem imitar os adultos. Elas nos veem como exemplos, bons e ruins, que devem seguir, nas atitudes, no comportamento e no jeito de ser.
Por volta dos 2 a 3 anos de idade, elas começam a observar nossos pertences como roupas e calçados e também querem usá-los. Não é difícil encontrarmos nossos filhos com blusas do pai, com nossos sapatos de salto ou colares, passeando pela casa.
Com a maquiagem não é diferente. Elas olham e também querem se maquiar. Então, o que fazer nesses casos?
O ideal é encarar tudo como uma brincadeira e com naturalidade, assim como as outras atividades do dia a dia; elas fazem brincando aquilo que um dia farão de verdade, mas é claro que são necessários alguns cuidados:
– A maquiagem deve ser hipoalergênica e própria para crianças;
– Acompanhe o uso dos produtos para se certificar de que vão usar corretamente;
– Cuidado com produtos de origem desconhecida.
Você pode também incentivar o início de outras brincadeiras e mostrar a elas que existem outras formas de cuidar do corpo. Quer um exemplo? Mostre a elas os produtos de higiene como o xampu e condicionador e explique que eles são feitos especialmente para as crianças.
Conte sobre a importância de lavar bem os cabelos, incluindo todos os fios e o couro cabeludo, e passar o condicionador para deixá-los bonitos e macios.
Dependendo da idade, você pode deixar elas mesmas fazerem uso dos produtos, sob a supervisão de um adulto, claro.
Os produtos da Neokids, por exemplo, além de feitos exclusivamente para as crianças, possuem embalagens anatômicas e que despertam nelas o gosto pelas atividades que envolvam a higiene.
Depois dessa, provavelmente elas deixarão a maquiagem de lado – e vão querer utilizá-la numa idade mais apropriada.