Uma dúvida muito comum entre as famílias atualmente está relacionada ao uso de brinquedos eletrônicos pelos pequenos. Apesar de serem nativos digitais e parecerem ter uma habilidade nata para lidar com tais brinquedos, essa dúvida é muito válida.
Pensando nisso, hoje trouxemos informações que são fundamentais para o bom desenvolvimento dos seus filhos. Acompanhe atentamente as informações a seguir. Confira as contraindicações
Afinal, é mesmo indicado? A partir de que idade se pode liberar e qual o limite de tempo que a criança pode brincar com brinquedos e demais equipamentos eletrônicos?
Segundo estudo encabeçado pela Academia Americana de Pediatria e pela Sociedade Canadense de Pediatria, bebês entre 0 e 2 anos não devem ter qualquer exposição a tecnologia. Já crianças de 3 a 5 anos precisam ter o acesso restrito a uma hora por dia, e para as crianças entre 6 e 18 anos o ideal seria, no máximo, duas horas por dia de exposição a brinquedos e aparelhos eletrônicos.
Essas recomendações surgiram ao se verificar alguns prejuízos para as crianças decorrentes do uso exagerado de tecnologia, tais como: atraso no desenvolvimento, obesidade e distúrbios do sono.
O ideal é que todo o uso de brinquedos ou aparelhos eletrônicos (como smartphones e tablets) seja supervisionado e com tempo controlado.
Busque alternativas, explore possibilidades
• Algumas atitudes podem incentivar seus filhos a procurarem outros tipos de atividade; confira alguns exemplos:
• Estabelecer uma rotina com horários determinados para o uso de tecnologia, observando sempre a idade da criança e o tempo adequado de exposição.
• Para crianças maiores, o ideal é explicar os pontos negativos do uso de tais aparelhos por longos períodos de tempo.
• Incentive seus filhos a brincarem ao ar livre.
• Sempre que possível, brinque com seus filhos e mostre as brincadeiras da sua época de infância.
• Faça mais passeios em família e ao ar livre.
• Instrua-os a fazer trabalhos manuais que despertam a criatividade e estimulam a coordenação motora.
• Convide os amigos para brincarem em casa e, nesses momentos, incentive a interação entre eles. Brincar com os amigos estimula valores como cooperação, empatia e compreensão.
Lembre-se que o equilíbrio e a moderação são sempre o melhor caminho. Independentemente da tecnologia, você, suas crianças e sua família devem vivenciar cada momento do desenvolvimento delas da melhor maneira possível.