Por muito tempo os tímidos foram malvistos, mas pesquisas e obras recentes sustentam que são mais criativos, focados e bons líderes. A verdade é que, hoje, a sociedade está muito mais heterogênea em todos os sentidos e, nesse cenário, é hora de os introvertidos serem aceitos e reconhecidos.
Não é de hoje a pressão para que sejamos extrovertidos, falantes, sociáveis. Dizem que, assim, seremos bem-sucedidos profissional, financeira e pessoalmente. Alguns defendem que é necessário usar a lábia, a simpatia, o traquejo social para ter sucesso. Quem não reconhece esses conceitos e paradigmas? São justamente eles que vêm caindo por terra.
Tímidos e não tímidos se complementam
O livro O Poder dos Quietos, da americana Susan Cain, vem desmistificar o conceito de sucesso e capacidade atrelado ao fato de as pessoas serem (ou parecerem) extrovertidas. Para a autora, por sua natureza mais introvertida e introspectiva, os tímidos geralmente se identificam com atividades intelectuais e de pesquisa, sendo um contraponto e também complemento fundamental aos mais práticos e extrovertidos, pois podem contribuir de forma decisiva para a sociedade com grandes descobertas científicas, culturais, artísticas, tecnológicas e outras que demandam maior concentração mental.
Ser introvertido ou extrovertido não implica que determinado indivíduo seja superior ou inferior a outro; significa apenas que existem perfis comportamentais distintos e que, portanto, precisam ser respeitados, compreendidos e aceitos. A natureza e a personalidade de cada indivíduo são muito específicas, e não dá para determinar a razão para serem como são, pode ser inclusive algo que já “nasce” com a pessoa.
Compreensão e tolerância
Ao se depararem com crianças tímidas, alguns pais e professores acabam encarando-as equivocadamente como quietas e solitárias, até tristes, sem antes investigar e/ou compreender seu comportamento, sua personalidade, sua natureza, suas motivações.
Grandes pensadores, cientistas, intelectuais e mesmo humoristas como Darwin, Newton, Da Vinci e Chico Anysio eram tímidos e foram personalidades importantes para a evolução de suas áreas e da humanidade.
Se seu filho é introspectivo e tímido, procure saber (e entender) melhor qual a visão dele sobre si e sobre o mundo e, acima de tudo, permita que ele seja autônomo em seu comportamento. Quem sabe aí perto de você não tem um grande escritor, pesquisador, cientista, pintor ou mesmo um artista ou humorista ou grande inovador?