A volta às aulas também é sinônimo de despesas extras como matrícula e material escolar. Mas com algumas atitudes simples é possível economizar na compra de livros e materiais; confira algumas dicas.
– Itens usados: antes de sair para comprar os itens da lista, faça uma busca em casa e verifique o que consegue aproveitar do ano passado. Alguns materiais, como compassos, réguas, estojos, não precisam ser repostos se estiverem em boas condições.
– Converse sobre os itens: é um direito dos pais saber onde e como cada item da lista será usado. Converse com a escola para tirar todas as dúvidas, principalmente se desconfiar que algum item não é necessário. Não é permitido, por exemplo, a escola pedir a compra de materiais de limpeza nem de uso da escola, como sabonetes, papel higiênico, clipes, entre outros. Também não pode determinar a marca a ser comprada.
– Pesquise: faça uma pesquisa antes de partir para a compra. A maioria das lojas e papelarias fazem o orçamento em poucos minutos. Coloque tudo em uma planilha para comparar os preços. Lembre-se de perguntar sobre descontos e condições de pagamento.
– Organize compras coletivas: uma boa opção é organizar juntamente com outros pais a compra dos materiais. Uma grande quantidade de materiais pode render bons descontos na hora da compra.
– Produtos sem personagens: sabemos que os produtos com desenhos de personagens do mundo infantil são os preferidos dos filhos, mas esses materiais podem representar um gasto excedente de mais de 100%. O ideal é não levar as crianças na hora da compra, e optar por produtos comuns.
– Peça desconto: a negociação dos preços deve ser feita com o vendedor; não deixe para pedir desconto no caixa.
– Materiais de terceiros: se na lista há livros escolares, faça uma pesquisa com alguns alunos que estudaram com o livro ou em sebos. Os valores podem corresponder a menos de 50% do valor de um exemplar novo.