× Home Baby Kids Blog Seja um Representante Contato

4 passos para os Primeiros Socorros com crianças.

4 passos para os Primeiros Socorros com crianças.

maio 16, 2012 | Cuidados, Todos Posts

A maioria das crianças está sempre brincando, descobrindo novas coisas e experiências, o que acaba, algumas vezes, resultando em situações inesperadas, e até mesmo em acidentes. Controlá-las excessivamente, podá-las, não é o melhor caminho. O ideal é que haja vigilância e que os pais – ou quem cuida delas – estejam minimamente preparados para os imprevistos.
É fundamental que a pessoa presente, acima de tudo, mantenha a calma, pois é isso que vai ajudá-la a avaliar adequadamente a situação e agir da maneira certa com os pequenos em risco.

Vejamos os 4 passos a serem seguidos nessas horas:

1. Proteger – É preciso limpar os ambientes, deixá-los livres de perigo; por exemplo, tirando objetos que possam cair, quebrar, ser ingeridos, pontiagudos; evitar que as crianças tenham contato com eletricidade, fogo, gases, bactérias etc. O ideal é estar atento a tudo que possa ameaçar a saúde infantil.
2. Avaliar – Será que é mesmo necessária a intervenção de um especialista? Será urgente? Um pequeno resfriado, uma febre ou uma escoriação podem não ser razões para correr para o pronto-socorro.
3. Alertar – Em caso de urgência, ligue para o médico ou algum socorrista; é necessário ter os números de chamadas, responder às perguntas feitas e realizar os procedimentos informados, caso seja necessário. Falando nisso, anote aí os números mais importantes: Pronto-socorro (SAMU): 192; Bombeiros: 193; Energia elétrica: 116.
4. Socorrer – É aqui que devemos aplicar os conhecimentos que temos. Não confie cegamente em informações “não oficiais” que você vê na TV, no cinema ou na internet, pois em vez de solucionar o problema, pode causar o agravamento. Na dúvida, faça o mínimo imprescindível, aquilo de que você está realmente seguro e procure orientações e cuidados de profissionais.
Recomendação
É altamente recomendável que todos os pais frequentem aulas de primeiros socorros; isso porque todos os filhos sofrem pequenos acidentes (e potencialmente grandes), que, até naturalmente, fazem parte do seu desenvolvimento e aprendizagem ao longo da vida. É fundamental que os responsáveis e/ou cuidadores conheçam os princípios básicos de atuação de Primeiros Socorros, para enfrentar com maior segurança e serenidade uma situação crítica e facilitar o maior e melhor cuidado da criança até que chegue um profissional (quando for necessário).
Pequenas atitudes como ter os números de telefone mais importantes ou como fazer uma reanimação cardiopulmonar podem fazer toda a diferença para a prevenção da saúde e da vida das crianças. Prepare-se!
Com referências de Todo Papás.

Copyright © Neokids | Desenvolvido com por Defoco