Já conhecemos alguns dos prejuízos causados pelo excesso de TV na rotina das crianças, como o sedentarismo (que pode levar à obesidade) e o estímulo ao consumo, que podem limitar a imaginação e a criatividade, provocar problemas de comportamento, como o excesso de timidez, agressividade e déficit de atenção.
Mas não para por aí. Um estudo recente feito na Universidade de Montreal no Canadá comprovou que passar mais de duas horas por dia em frente à TV traz grandes prejuízos para a vida acadêmica das crianças, principalmente aquelas que estão iniciando sua vida escolar.
Os principais problemas apresentados pelas crianças que fizeram parte da pesquisa foram: problemas na aquisição do vocabulário, das habilidades matemáticas, na capacidade de prestar atenção e também prejuízo nas atividades físicas.
O que seus filhos andam assistindo?
É bom lembrar que não só o tempo que a criança passa na frente da TV é prejudicial, mas também o tipo de programa que ela assiste.
É imprescindível que você saiba que tipo de programação elas consomem. Prestar atenção na faixa etária indicada e não dar a elas a liberdade de mudar de canal são atitudes que ajudarão você a ter o controle do que elas efetivamente estão assistindo.
Meus filhos não saem da frente da TV; o que fazer?
Tirar as crianças da frente da TV não é uma tarefa muito simples, por isso separamos algumas dicas para ajudar você:
– Estipule uma rotina para elas, incluindo o tempo máximo que podem ficar em frente à TV;
– Incentive as brincadeiras ao ar livre;
– Sente-se com eles para jogar ou fazer alguma atividade manual;
– Incentive a leitura;
– Estimule alguma atividade de que gostem;
– Incentive a prática de esportes;
– Proponha atividades que estimulem a imaginação.