A infância é uma fase mágica. É maravilhoso ver nossos filhos crescendo saudáveis e se desenvolvendo bem. Mas, para que isso aconteça, é importante manter alguns cuidados especiais com algumas doenças comuns nessa época da vida.
E a forma mais efetiva de preveni-las é através da vacinação. Atualmente, o calendário nacional de vacinação infantil possui 14 doenças que são combatidas com vacinas logo no primeiro mês de vida.
Conheça um pouco mais sobre as principais vacinas e as doenças combatidas, que estão incluídas no calendário de vacinação.
BCG (vacina contra a tuberculose)
A vacina combate essa doença infectocontagiosa que é caracterizada pela formação de tubérculos que afetam principalmente os pulmões.
Rotavírus
Rotavírus é um vírus que causa uma grave diarreia, geralmente acompanhada de febre e vômitos. Além disso, é um importante agente de infecções no sistema gastrointestinal e é um dos causadores de mortes em crianças de até 5 anos em várias partes do mundo.
DTP (vacina contra difteria, tétano e coqueluche)
Essa vacina combate três doenças muito comuns na infância. A difteria é uma doença infectocontagiosa que afeta as mucosas e provoca grave inflamação da garganta, nariz e até mesmo brônquios e traqueia.
Já o tétano não é contagioso. Causado por uma toxina da bactéria clostridium, o tétano causa, inicialmente, espasmos dos músculos do pescoço e da mastigação. Mais tarde, pode atingir os músculos respiratórios, podendo levar à morte.
A coqueluche é uma doença infecciosa, contagiosa que atinge o trato respiratório e causa uma intensa bronquite.
Pólio
A poliomelite é uma doença viral, altamente contagiosa. Ela atinge, em sua maioria, crianças pequenas e é transmitida por alimentos e água contaminados. O vírus se multiplica no intestino, mas pode invadir o sistema nervoso, causando paralisia e deformações no corpo.
SRC (vacina contra sarampo, caxumba e rubéola)
Muito comum na infância, o sarampo é uma doença infecciosa, contagiosa, causada por um vírus. Provoca placas na pele que têm tendência a se unirem e compromete vários órgãos.
A caxumba também é infecciosa e causada por vírus que atinge uma ou mais glândulas salivares.
Já a rubéola causa febre, manchas pelo corpo e aumento dos gânglios linfáticos.
Varicela (catapora)
A catapora é causada por vírus e é infecciosa e contagiosa. Causa vermelhidão na pele e a transmissão é feita pelo contato direto com as lesões contaminadas pelo vírus ou através das vias respiratórias.
Outras recomendações
É importante salientar que a prevenção destas e de outras doenças comuns na infância se dá através da vacinação e hábitos de vida saudáveis, entre eles: lavar e cozinhar bem os alimentos antes de consumir, lavar bem as mãos das crianças, evitar que brinquem em áreas de risco e tenham contato com pessoas doentes, por exemplo.
Verifique se seu filho está imunizado e procure manter as informações referentes a vacinas atualizadas, geralmente em cartão de vacinação. Verifique regularmente os períodos de vacinação infantil — que estão sujeitos a alterações —, seja em postos públicos de saúde ou com seu médico de confiança.