Com a chegada das férias escolares, muitas famílias se preparam para viajar ou para curtir mais passeios com os filhos. Sair um pouco da rotina, curtir momentos de lazer e conhecer novos lugares são momentos que as crianças levam para o resto da vida, além, é claro, dos momentos em família que acabam tornando-se inesquecíveis.
Mas, para que a viagem com as crianças seja realmente proveitosa, é necessário ter alguns cuidados, que começam antes de pegarem a estrada ou embarcarem em um avião.
Planejando a viagem
Para uma viagem tranquila, tudo começa com a escolha do destino. Leve em consideração a distância até o local escolhido — as crianças, principalmente as pequenas, ficam impacientes com viagens muitas longas.
Verifique também se o local possui estrutura para receber crianças e se tem passeios ou atividades para diferentes idades. Os hotéis que oferecem opções de serviços para crianças possuem um selo child friendly; assim vocês ficam mais tranquilos sabendo que as necessidades dos pequenos serão bem atendidas.
Segurança no percurso
Se a viagem for feita de carro, além da revisão do veículo é necessário se certificar se os dispositivos de retenção estão adequados para a idade das crianças. Segundo resolução do Contran, as crianças até um ano de idade devem ser transportadas no bebê-conforto. As que tiverem de um a quatro anos devem ser transportadas nas cadeirinhas, e de quatro a sete anos nos assentos de elevação.
Já se a viagem for de avião, siga as orientações de assento e segurança da companhia área. Dependendo da idade da criança, você pode solicitar área de berço e assentos com mais espaço para acomodá-la melhor.
Diversão e bem-estar
De carro, ônibus ou avião, a viagem precisa ser agradável para pais e filhos, por isso tenha à mão alguns itens para que possam brincar e se distrair, como livros, revistas de pintar e brinquedos. Você pode também optar por colocar desenhos animados em tablets ou DVDs.
É importante também ter na bolsa de mão uma troca de roupa, fraldas, panos e remédios receitados anteriormente pelo pediatra, caso tenham algum desconforto.
Lembre-se de pequenos lanches caso a fome aperte, mas tudo leve, como frutas e biscoitos integrais.
Se a viagem for de avião, a pressão nos ouvidos pode ser minimizada se a criança estiver sugando alguma coisa, como uma mamadeira com suco, por exemplo.
Identificação
Lembre-se de levar um documento de identificação original da criança, como certidão de nascimento ou carteira de identidade, se a criança já possuí-la.
Outra dica importante é colocar uma pulseira de identificação na criança durante a viagem e durante os passeios no destino.
Boas férias!