Os brinquedos das crianças adoram passear. Quem tem filhos sabe que eles são companheiros inseparáveis dos nossos pequenos e os acompanham em todos os lugares. Ficam no chão, na mesa, na cama, no jardim, vão com eles para a escola, parque, shopping e volta e meia param na boca. E quando não é o brinquedo, provavelmente será a mão que vai parar lá, podendo causar uma série de doenças.
Por isso, é tão importante limpar os brinquedos de borracha, plástico e metal, pelo menos uma vez por semana. Já as pelúcias e os brinquedos de pano, pelo menos uma vez ao mês.
O ideal é lavá-los sempre com água e sabão, isso se o material permitir, e, por último, passar um pano umedecido em álcool 70%.
Os brinquedos de pelúcia e tecido podem ser lavados na máquina, mas devem ser centrifugados e postos para secar em lugar arejado. Observe sempre as indicações do fabricante antes de colocar o brinquedo ao sol.
Se o seu filho tiver brinquedos de madeira ou reciclados, faça a limpeza com um pano bem limpo e seco.
Vale lembrar que os brinquedos dos bebês devem ser higienizados com uma frequência maior. Se caírem no chão, estes devem ser lavados antes de o bebê brincar novamente com eles.
Lembre-se de higienizar aqueles brinquedos que ficam no quarto como enfeites. A poeira acumulada neles pode causar alergias; porém, nesses casos, a limpeza pode ser feita em um intervalo maior, de acordo com a necessidade de sua casa e de sua família.