Desenvolver o contato social pode ser uma solução. Mas para isso, a família precisa passar confiança para ela, incentivá-la a participar de outros ambientes. Ah, jamais compare o comportamento de seu filho com o de outra criança.
Evite forçar o pequeno a qualquer atividade e procure não colocá-lo em situações constrangedoras, imaginando que o choque o levará a vencer seus receios, de uma vez por todas. Tudo tem seu tempo, cada pessoa tem uma reação, um modo de encarar as coisas, até mesmo as crianças. Uma boa conversa, oferecendo apoio, pode ajudá-la.
O comportamento dos pais pode influenciar o comportamento dos filhos. Em um estudo da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, pesquisadores constataram que os filhos de mães estressadas e solitárias apresentavam maiores dificuldades de socialização. Repense como está se portando para que apenas as coisas boas reflitam em seu filho.
A superproteção também pode ser um fator preocupante. Se você é do tipo que escolhe tudo pela criança e se preocupa excessivamente está estimulando a dependência e a insegurança.
Dar à criança um pouco mais de independência pode ser a chave para que ela seja mais solta e socialize. Tomar banho sozinha já é um grande passo. Claro que produtos de qualidade são aliados para manter a segurança até mesmo na hora da higiene. A Neokids conta com linhas especiais para os pequenos que ficam limpinhos e cheirosos por mais tempo. Saiba mais em nosso site.