A gravidez é um dos períodos mais propícios para o aparecimento das temidas estrias. E não há uma futura mamãe que não se preocupe com o aparecimento delas.
A boa notícia é que é possível prevenir ou, em alguns casos, reduzir o aparecimento delas com alguns cuidados tomados antes, durante e após a gestação.
O que é estria?
As estrias são, na verdade, cicatrizes na pele, provocadas pelo rompimento das fibras de colágeno e elastina. O sangue inunda essa região, deixando o local avermelhado. Com o passar do tempo, as estrias vão ficando mais claras.
Elas costumam aparecer principalmente na região da barriga e dos seios, devido ao seu crescimento e ao estiramento rápido da pele.
Como evitar estrias na gravidez
Para que a pele suporte a pressão do crescimento, sem romper suas fibras, é necessário que ela esteja muito bem hidratada. Para isso, é necessário beber no mínimo 2,5 litros de água por dia, além do uso de cremes próprios para o período de gravidez.
Lembre-se de, ao hidratar os seios, não usar o creme em cima dos mamilos, pois podem ficar com a pele mais fina e sensível, podendo ser a causa de rachaduras durante a amamentação.
A hidratação deve ser feita pelo menos duas vezes por dia, pela manhã e antes de dormir.
Além disso, é necessário que a futura mamãe evite o ganho excessivo de peso, fazendo refeições saudáveis.
É possível evitar totalmente as estrias?
Mesmo tomando todos esses cuidados, algumas mamães veem o aparecimento de algumas estrias. Isso porque o fator hereditário é muito forte. Por isso, se tem histórico de estrias na sua família, redobre o cuidado e atenção na prevenção. E se aparecerem algumas, não se preocupe, hoje existem diversos tratamentos disponíveis. Mas lembre-se que a maioria são contraindicados para quem está amamentando. Procure um especialista para avaliação do seu caso e seu médico para liberar o tratamento.