As férias são um dos momentos mais esperados pelas crianças. Mas para os pais, muitas vezes são um enorme desafio. Afinal, como mantê-las entretidas e se divertindo durante todo este tempo? E mais, como aproveitar tudo isso de uma forma que contribua para a formação delas?
Calma. Não estamos falando que você precisa preparar atividades complicadas o tempo todo. A exposição da criança a simples atividades culturais e artísticas já podem fazer uma diferença enorme no desenvolvimento dela, tanto com relação á parte motora, personalidade e até no enriquecimento de visão do mundo, que será levado para toda sua vida. Isso sem falar da criatividade.
Mas quais atividades são estas? Para ajudar você a deixar as férias dos pequenos ainda mais proveitosas e lúdicas, separamos uma lista de coisas que, além de divertidas, vão contribuir para a formação de um ser humano muito melhor.
1. Canto, dança e teatro
Estudos recentes comprovam que crianças que cantam e dançam costumam ser muito mais desinibidas e confiantes. Principalmente se o fazem em frente aos pais. Interpretar também é uma forma divertida de se expressar. Deixe que elas tenham contato com a música, leve para festas regionais e tudo que envolva danças e cantos.
Estas atividades que parecem tão simples, são importantes para a autoconfiança da criança e estimulam a exploração de novos territórios. Um passeio com direito a cinema ou teatro podem ajudar a perceber como a criança compreende o mundo, formula ideias e reflete sobre aquilo que vivencia. Isso sem falar que é uma excelente forma de criar laços e fazer memórias que durarão uma vida inteira.
2. Pintura, desenho, artesanato
Acha que brincar com massinha de modelar não é arte? É sim e uma das mais interessantes. Deixar que as crianças se divirtam com pintura, desenho, colagem, artesanato e até modelagem com massinha faz com que elas desenvolvam muito mais rápido a coordenação motora. Além disso, estas atividades tão corriqueiras fazem com que a criança liberte a criatividade e se torne mais segura.
Uma outra forma interessante de incentivar este tipo de atividade é levar as crianças a exposições de artistas dos mais diferentes tempos e técnicas. Assim, elas irão aumentar suas as referências de estética e terão sua espontaneidade aflorada.
3. Escoteiros e grupos de férias
Atividades em grupo ajudam e muito no desenvolvimento social das crianças. Elas aprendem a dividir, a conviver em sociedade e a seguir regras. Isso sem falar no desenvolvimento da comunicação, da expressão das próprias ideias e sentimentos, fortalecendo a percepção do outro e do senso crítico.
Todas estas atividades serão importantes para o adulto que um dia a criança se tornará. Elas aguçarão os sentidos, possibilitando que se torne um ser humano mais aberto às diferenças e novidades. Mas com a correria do cotidiano, fica difícil viver e deixar que os pequenos vivam todas as experiências.
Então aproveite o tempo livre, as atividades voltadas somente para eles que brotam nestes momentos e faça das férias um período inesquecível, que será importante para toda a vida das crianças.