× Home Baby Kids Blog Seja um Representante Contato

Vacina da Gripe para os pequenos, prós e contra!

Vacina da Gripe para os pequenos, prós e contra!

junho 17, 2016 | Cuidados, Desenvolvimento, Saúde, Todos Posts

neokids-blog-post-159-01
Quando os dias começam a ficar com temperaturas mais amenas, as crianças podem ficar mais suscetíveis a gripes e resfriados, o que é motivo de preocupação para os pais. É aí que entram em cena as vacinas para a gripe, mas você sabe exatamente como elas agem no organismo dos pequenos e quais são seus prós e contras?

Primeiramente, existem dois tipos de vacinas contra a gripe: a trivalente protege contra três tipos de vírus (H1N1, H3N2 e um vírus da Influenza B), enquanto a tetravalente imuniza contra quatro (todos os anteriores e mais um vírus da Influenza B). O que se chama de gripe consiste em uma infecção das vias respiratórias, que é provocada pelo vírus Influenza. A taxa de mortalidade provocada pela doença é de menos de 1% e ela é altamente contagiosa.

Todos os anos, o Governo Federal costuma lançar campanhas de vacinação para imunizar alguns grupos de risco, incluindo crianças de seis meses até 2 anos de idade, distribuindo a vacina trivalente. É importante ressaltar que bebês com menos de seis meses não podem ser vacinadas.

O benefício claro da vacina é a imunização contra os três ou quatro vírus, dependendo do tipo. Após 15 dias da tomada da vacina, o organismo da criança começa a produzir os anticorpos que irão protegê-la e essa proteção chega ao seu auge 45 dias depois da vacinação. Ela é eficaz em quase 90% das situações e, em linhas gerais, é bastante segura!

No entanto, também há alguns contras: o primeiro deles é o fato de que a imunização tem validade de apenas um ano, porque esse é o tempo médio que o vírus leva para sofrer mutação. Além disso, essa vacina não protege a criança de resfriados, porque eles são provocados por outros tipos de vírus e têm sintomas bem parecidos com os da gripe, só que mais leves.

Outro ponto contra a vacina são os efeitos colaterais que ela pode provocar. Os mais recorrentes são dores de cabeça, febre, dores musculares, irritação nos olhos, tosse e náuseas. Mas, vale lembrar que nem todas as crianças chegam a ter alguma dessas consequências e, quando tem, elas duram pouco tempo.

Muitos acreditam que a vacina pode provocar a gripe na criança, mas essa é uma ideia equivocada: a dose é formada pelos vírus, sim, mas eles estão inativos, ou seja, mortos. Esses efeitos colaterais que se parecem com sintomas de gripe são, na realidade, uma resposta imunológica protetora do organismo. Não há possibilidade de a criança ficar gripada por ter sido vacinada.

Em linhas gerais, os benefícios da vacinação são muito maiores do que os contras. Por isso, se não houver nenhuma recomendação do pediatra, a criança deve receber essa imunização. Até porque, a Influenza A pode ter consequências mais sérias e o melhor é sempre prevenir. Para esclarecer outras dúvidas, procure o médico que acompanha o seu filho, ele vai lhe tranquilizar e orientar sobre como agir caso a criança apresente efeitos colaterais.

A vacina é segura, informe-se e proteja seu filho!

Copyright © Neokids | Desenvolvido com por Defoco